1 O QUE É CPTED
CPTED, é uma filosofia de redução de violências através pelo ambiente, sendo uma abordagem multidisciplinar. Sendo violência no sentido amplo como crimes e a própria sensação de insegurança uma forma de violência, as estratégias do CPTED consistem em utilizar a arquitetura e comunidade local seja comunidade em trânsito ou fixa, baseando em atualmente 5 princípios básicos sendo eles: Vigilância Natural, Reforço Territorial, Controle Natural de Acesso, Manutenção do Ambiente, Participação Comunitária.
2 VANTAGENS DO CPTED
Entramos como vantagens a abordagem pela metodologia CPTED é a atuação de forma preventiva a criminalidade e tratar de forma humanizada e monos ostensiva a segurança.
3 ORIGEM DO CPTED
Os primeiros estudos de CPTED se deram início na década de 60 nos Estados Unidos da América (USA), com o livro “The death and life of great american cities” de Jane Jacobs – jornalista e ativista estadunidense, porém como foi o primeiro estudo conhecido do tema não se tem referência clara ao CPTED, que apenas em 1971 passa a ter nome e ser conhecido por CPTED, foi dado este nome neste ano no livro “Crime Prevention Through Environmental Design” de Clarence Ray Jeffery – criminologista estadunidense (autor do termo CPTED). Já no ano seguinte a filosofia se consolida através do livro “Defensible Space; Crime Prevention Through Environmental Design” de Oscar Newman – arquiteto canadense.
Atualmente a filosofia CPTED é liderada, divulgada, estimulada e estuda pela ICA (International CPTED Association) fundada em 1996 para disseminar e compartilhar conhecimento sobre o CPTED, com este estimulo o CPTED se manteve em evolução constante e hoje já encontramos 3 gerações do CPTED, na primeira geração quando na sua origem o CPTED foi composto de 4 (quatro) princípios que focam no físico dos espaços, já na segunda geração o CPTED incluí um novo princípio que é a comunidade é atualmente na terceira geração inclui-se habitabilidade e sustentabilidade. Logo podemos ver a evolução do CPTED de forma mais detalhada.
4 GERAÇÕES DO CPTED
4.1 PRIMEIRA GERAÇÃO
Nesta primeira geração do CPTED a filosofia se mantinha restrita a estrutura física para reduzir a criminalidade e sensação de medo e terror, alinhado ao triangulo do crime e está era composta de 4 (quatro) princípios para reduzir a criminalidade e sensação de medo e terror, cada princípio tens uma funcionalidade diferente por isso todos devem ser considerados e aplicados de forma concomitante, abaixo podemos ver princípio a princípio.
4.1.1 VIGILÂNCIA NATURAL
Este princípio se alicerça no conceito de “ver e ser visto”, trazendo assim vigilância o tempo todo por toda a população no local seja fixo ou transeunte, para isto devesse ter ampla visibilidade para todas a direções e de todos os sentidos utilizando de amplas janelas e vitrines, não podendo ter obstáculos a visão como muros, vegetação a meia altura, banner e outros que possam dificultar a visualização.
4.1.2 REFORÇAMENTO TERRITORIAL
Utilizando a arquitetura devemos demarcar os espaços, ficando de forma clara como por exemplo onde que acaba o território de um determinado comércio e onde começa outro comércio ou aonde começa o espaço público.
4.1.3 CONTROLE NATURAL DE ACESSO
O controle natural de acesso, além realizar o reforço territorial na maioria das vezes ele também mitiga pequenos delitos, podendo se apoiar em barreiras naturais diminuindo o número de acesso gerando pontos de controle no tráfico de entrada e saída da população que utiliza este espaço.
4.1.4 MANUTENÇÃO
Manter o espaço limpo e manutenido além de gerar uma sensação agradável na população usuária deste espaço também reforça que o espaço tem controle e vigilância sobre o mesmo assim desencorando possíveis agressores.
4.2 SEGUNDA GERAÇÃO
Na segunda geração do CPTED, encontramos uma visão mais humanizada da segurança, com este olhar passou a ser considerado a comunidade onde estamos inseridos e a participação da mesma, assim se soma a filosofia um quinto princípio como podemos ver ao lado.
4.2.1 PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Neste princípio deve ser considerada a população local, assim estimulando a participação de todos na comunidade como solução para os problemas de segurança, trazendo a comunidade para a solução, com deveres e direitos atendendo a arquitetura colaborativa e criando associações de bairros por exemplo, onde todos cuidam de todos.
4.3 TERCEIRA GERAÇÃO
Com a filosofia CPTED em constante evolução e com o estimulo da ICA e a aceleração do enfrentamento a uma pandemia, chegamos a sua terceira geração, onde olhando de forma cada vez mais humanizada sobre a segurança se incluí mais um princípio, a habitabilidade e sustentabilidade.
4.3.1 HABITABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
Este princípio traz um olhar mais humanizado sobre a segurança e problemas relacionados, com esse olhar pode-se perceber que não se pôde ter um local seguro sem todo o entorno feliz, engajado, com o mínimo de conforto e se sentindo parte do todo, para isso devemos atuar e melhorar a comunidade no sentido, mas macro e não apenas o local especifico, trazendo dignidade e melhoria a sua população. Para isso deve se além de criar associações, criar participações e melhorias na vida da comunidade, como ações em escolas por exemplo.
5 Conclusão
A filosofia CPTED é algo lindo que através do mesmo podemos criar cidades e comunidades mais seguras e também mais acolhedoras gerando orgulho, conforto e pertencimento, com isso melhorando de forma verdadeira e pratica a vida de sua população.
Referências
Material disponibilizado pela Dra. Arq. Macarena Rau Vargas, International ICA President.
Sites: ICA.
Disponível em: https://www.cpted.net
Publika Consulting.
Disponível em: https://pbk.cl/